Estudo sobre o Linux

Estudo divulgado recentemente pela empresa britânica de segurança mi2g aponta o sistema operacional Linux como alvo preferencial de ataques digitais. A pesquisa revela que 80% dos ataques monitorados, (13.654) em janeiro desse ano, pela empresa foram contra sistemas Linux.

O Windows, até então o alvo preferencial de crackers, ficou em segundo lugar, com 2.005 ataques registrados. O estudo procurou analisar também a situação de segurança de sistemas operacionais em servidores de redes governamentais. Segundo a pesquisa, 57% do total de vulnerabilidades encontradas eram em sistemas Linux. No ano passado, o mesmo estudo apontou os sistemas Windows, com 51%, como os mais vulneráveis.

Alguns LINUXMANIACOS podem tentar argumentar que o sistema Linux é o mais utilizado atualmente nas empresas mais acredito que contra os dados recentemente divulgados o argumento torna-se inválido pois os estudos foram feitos em cima de cada sistema, se mil sistemas são em LINUX e apenas 1 em Windows já se faz possível uma comparação se levarmos em conta todas as vulnerabilidades encontradas em cada sistema, ou seja, as vulnerabilidades repetidas não são levadas em consideração.

Para os especialistas da mi2g, os resultados demonstram uma falha de treinamento e expertise na implementação e administração desses sistemas. "A rápida disseminação do uso de Linux no ano passado em governos e empresas privadas, além do treinamento e conhecimento inadequados para manter esse tipo de ambiente seguro, contribuíram para elevar o número de sistemas comprometidos", explica o presidente da mi2g, DK Matai.

Nada contra o LINUX acredito que ele seja muito melhor que o windows para uma rede, mais seguro e com a vantagem de ter o seu código livre, mais o intuito deste texto não é fazer um comparativo entre os dois sistemas operacionais e sim mostrar que não é uma boa idéia trocar de sistema só por que ouviu falar que é bom, primeiro é preciso um pouco de experiência e treinamento especializado, a uma grande diferença entre utilizar o LINUX no seu PC e utilizar ele para administrar uma rede.

De acordo com o estudo, os sistemas operacionais mais seguros são o BSD (Berkley Software Distribution) e o Mac OS X. A mi2g ressalta que a pesquisa é focada em ataques digitais e não inclui outros métodos de ataques, como vírus e worms.

Que surpresa heim.


Fonte: (fórum): http://www.istf.com.br/vb/archive/index.php?t-5218.html