Microsoft investe mais US$ 100 milhões na parceria com a Novell


Empresas anunciaram acordo para a compra de mais 100 milhões de dólares em vouchers para suporte do Suse Linux.

Há dois anos, a Microsoft fez um acordo para comprar 240 milhões de dólares em vouchers de suporte para o Suse Linux, sistema operacional da Novell. A iniciativa fazia parte de uma polêmica parceria entre as duas empresas.

Dando continuidade à estratégia, a fabricante do Windows anunciou que vai investir mais 100 milhões de dólares no mesmo programa. O curioso é que as duas empresas ainda brigam na justiça por conta de um processo antitruste, movido pela Novell em 2004.

Pelo acordo, a Microsoft revende os vouchers para consumidores que pretendem rodar o Suse juntamente com o Windows em ambientes virtuais. A parceria teve início em 2006. Na época, a Microsoft justificou a estratégia dizendo que muitos de seus clientes corporativos eram também fãs de softwares abertos.

Entre os clientes que compraram suporte para o Suse estão grandes companhias, como Wal-Mart, HSBC, Renault e BMW. Segundo Susan Heystee, vice-presidente e gerente geral de alianças globais da Novell, cerca de 100 empresas adquiriram os vouchers, sendo que muitas eram novos clientes da companhia.