Aproveite as férias e instale o Ubuntu em seu desktop ou notebook


Das diversas distribuições Linux disponíveis para uso em desktops e computadores portáteis, o Ubuntu é, talvez, a versão mais fácil de instalar e usar, além de ser muito estável. Neste guia, vamos orientar você durante todas as fases, da escolha da versão adequada para o seu caso até a configuração do sistema operacional.

A primeira coisa a fazer é identificar a versão do sistema que se deseja (32 ou 64 bits – essa mais comum em notebooks ou processadores de desktops mais recentes). Clique aqui para saber como fazer isso. O processo de instalação de ambos é praticamente idêntico.

Onde instalar o Linux

O ideal é que o Linux seja instalado usando no mínimo duas partições no disco rígido, exclusivas para ele. Uma delas para conter todos os arquivos utilizados pelo sistema operacional e a outra para swap do Linux.

O instalador do Ubuntu vem com sua própria ferramenta para particionar discos. Em testes, já enfrentamos alguns problemas em alguns discos que utilizam sistema de arquivos NTFS. Uma boa alternativa para preparar o seu disco para receber o Linux, caso você não queira usar o particionador do instalador ou caso esse venha ocorrer alguma incompatibilidade com o seu disco (por qualquer motivo), é a utilização de um particionador alternativo. Uma sugestão é o BootIt Next Generation. Nos testes, realizados com um HD de apenas 5 gigabytes, criamos a partição principal com 2 GB, deixando 3GB de espaço livre para instalar o Linux.

Importante: Antes de iniciar o particionamento do seu HD, é necessário desfragmentar o disco rígido para evitar perda de dados.