Sun: gestor de data center open source


Innovative
A Sun Microsystems anuncia o lançamento do Sun xVM Ops Center, ferramenta para automação de data center. A solução oferece gerenciamento de ambientes heterogêneos de TI e é baseada em código aberto, disponível para a comunidade OpenxVM.org, por meio da licença General Public License (GNU) versão 3 (GPLv3).

A aplicação simplifica o discovery, o monitoramento, o provisionamento do sistema operacional e as atualizações, além de gerenciar o hardware para rodar na plataforma Linux e no Sistema Operacional Solaris, baseados em ambientes x86 e Sparc. A solução automatiza a rotina dos administradores de sistema e garante um controle maior para simular atualizações e necessidades relatadas.

O lançamento reforça as iniciativas da Sun no segmento de open source. Para o ano que vem, a companhia promete compartilhar, até o primeiro trimestre, todos os códigos do Sun xVM Ops Center.

Sun aposta no open source...
Esta não é a primeira investida da Sun Microsystems no campo do open source. A companhia anunciou este ano que irá patrocinar e premiar, em 2008, iniciativas diversas voltadas ao desenvolvimento de aplicações de código aberto. Será o “Open Source Community Innovation Awards”, que para o primeiro ano de atuação selecionou seis comunidades participantes: OpenJDK, OpenOffice.org, OpenSolaris, GlassFish, NetBeans e OpenSPARC.

Em janeiro, serão anunciados os detalhes de como os desenvolvedores poderão participar dos programas individuais.

... e não é a única
A IBM também investe no código aberto. Este ano, a subsidiária brasileira a ampliou seu Centro de Tecnologia Linux (LTC), como resultado de um investimento de US$ 2,2 milhões feito no local desde 2006. Os recursos também foram utilizados para o registro de seis patentes na área de Linux em processador Cell.

O Centro, que fica no campus da Unicamp desde 2004, resulta de uma parceria entre a IBM e a universidade. Com a expansão, o local aumentou sua força de trabalho em quase 400% nos últimos meses: em janeiro de 2006, contava com 12 funcionários. Hoje, são 59. O novo prédio também hospeda e monitora os equipamentos de infra-estrutura que atendem aos LTCs da Big Blue em todo o mundo, processo antes realizado pelas unidades da Índia e Estados Unidos.

No local são realizados projetos como a criação da versão 2 do IBM Instalation Toolkit for Linux on Power, kit que permite a instalação remota do Linux em servidores de arquitetura Power, e do SDK 2.1, ferramenta para o desenvolvimento de aplicações para Linux emrocessador Cell.

Vai crescer
Até 2011, pelo menos 80% do software comercial vai conter quantidades significativas de código open source, segundo pesquisa do Gartner divulgada pelo site australiano Linux World.

Fonte: http://www.baguete.com.br