Linux ganha espaço nos PCs de empresas


Os sistemas operativos baseados em Linux estão a ganhar algum espaço nos computadores pessoais. Esta é uma das conclusões do inquérito da Linux Foundation 2007 que este ano contou com o dobro dos participantes em relação ao ano passado.
De acordo com o estudo a maioria dos utilizadores de software livre, 69,4 por cento, trabalha em pequenas empresas, grande parte como programadores ou com funções ligadas às tecnologias.
O inquérito revela que alguns implementaram mesmo soluções open source nas suas empresas e nas empresas em que pelo menos um computador tem Linux, 40,6 por cento tem-no em mais de metade dos seus computadores.
Estes valores surpreenderam um antigo responsável da Linux Foundation, John Cherry, que citado pelo portal Desktop Linux afirma que as empresas preferem adoptar sistemas mistos com várias soluções de software livre em vez de utilizar uma versão pré-instalada.
Para o especialista «estas respostas vêm de uma perspectiva de desenvolvimento empresarial», pois «quando os decisores de TI e os administradores de sistemas listam os seus problemas em relação a ofertas de Linux pré-instaladas, referem que a liberdade atropela a conveniência», conclui.