Entrevista com Linus Torvalds sobre as perspectivas do Linux para 2008

Linux Torvalds fala sobre Linux 2008




Original : Information Week
Traduzida por Airton Arantes - airton[DOT]arantes@gmail[DOT]com
Obs: Qualquer erro na tradução, envie um e-mail a um dos administradores.






O criador do Linux está entusiasmado com os dispositivos de estado sólido, espera progresso em gráficos e em redes wireless e disse que o sistema operacional está forte em virtualização apesar de sua falta de interesse pessoal na área.

Com novas versões do Kernel surgindo a cada 2 ou 3 meses, Linux continua a testar os limites do processo de desenvolvimento open source. Avançando, o cenário para o sistema operacional de código aberto indica uma constante movimentação para adicionar recursos, mantendo qualidade e estabilidade.

Para tomar alguma perspectiva do que há por diante em 2008, falamos com Linus Torvalds por e-mail. Suas respostas focadas no processo de desenvolvimento do linux, características que estão por vir, e se ele está preocupado sobre o possível processo de patente.



InformationWeek: O processo de desenvolvimento do kernel linux prossegue mais rápido do que o desenvolvimento do Windows Server?

Torvalds: Sou a pessoa errada para responder isso, por várias razões. Primeiro, sou parcial,claro. Mas a outra razão é que eu nem se quer conheço -- ou me preocupo -- como anda o processo de desnvolvimento do Windows Server, assim, como eu poderia sequer comparar e fazer uma observação inteligente?

Eu simplesmente não uso os produtos da Microsoft, não porque eu os odeio, mas porque eles não estão chamando minha atenção.

Então, sim, com as ressalvas acima, Eu obviamente acredito que o desenvolvimento do linux tende a ser muito mais eficiente do que as alternativas, tanto dentro do kernel quanto tudo o que gira em torno dele. E eu não quero dizer o windows, em particular, qualquer modelo proprietário.

E por esse motivo, deixo de responder à sua segunda pergunta, porque penso que é mais apropriado.

InformationWeek: Na sua opinião, onde o linux brilha em relação ao windows? Confiabilidade? Virtualização?
Torvalds: Eu acho que a real força do linux não está em um ponto em particular, mas na flexibilidade. Por exemplo, você mencionou virtualização, de algum modo esse é um excelente exemplo, por que isso não é apenas um exemplo de onde o linux é forte, mas mais significativo, é um exemplo em que há muitas abordagens diferentes, e não existe a " Verdadeira Virtualização" que sriva para tudo.

Existem muitos níveis de virtualização, e muitas solução com compromissos em termos de eficiência, administração, separação, execução de aplicação, e software do sistema. E diferentes pessoas simplismente tomam conta de partes diferentes, e é por isso que a palavra "virtualização" aparece em muitos lugares.

E não só tendemos a suportar muitos modelos de virtualização, mas um detalhe significativo pode ser que eu pessoalmente estou tão desinteressado nisso, que estou realmente feliz de não ter quase nada haver com nenhum deles.

E eu menciono isso como um ponto forte do open-source. Por que? Os interesse particulares de uma pessoa (ou empresa) não terminam sendo dominantes. O fato de que eu pessoalmente acho que virtualização não é excitante não significa nada.

Esta é realmente a maior força do Linux. Quando você compra um sistema operacional da Microsoft, não só não é possível corrigi - lo, mas que você está atrelado a uma única empresa no mercado.Não importa o quão competente a Microsoft -- ou qualquer empresa individual -- é, ela sempre vai refletir esse fato.

Em contraste, olhe para onde o Linux é usado. Tudo, desde telefones celulares e outros pequenos computadores embutidos que as pessoas nem sequer pensariam que são computadores , até maior parte das máquinas da lista dos 500 supercomputadores. Essa é a flexibilidade, e isso decorre diretamente do fato de que qualquer um que esteja interessado em poder participar do desenvolvimento, e não uma única entidade acabar tendo o controle de tudo que se passa.

E o que leva tudo isso? Linux termina sendo muito bom em coisas diferentes, e muito bom no geral. Isso é também muito propenso a tomar qualquer nicho novo, uma vez que,independentemente do local onde você quiser colocá - lo, não só tem alguém que provavelmente olhou algo relacionado antes, mas você não tem de passar por dificuldades de licença para obter a permissão para fazer um projeto piloto.


InformationWeek: Onde o Linux ganhará forças adicionais em 2008?
Torvalds: Nós estamos praticamente em todos os lugares. Uma das coisas divertidas sobre o Linux, e sem dúvida a coisa que ele manteve durante quase duas décadas interessante agora, é o modo como pessoas diferentes tem objetivos diferentes e o hardware muda de acordo conosco também.

Assim, muito do esforço acaba estando relacionado com o Hardware. Tanto em termos de drivers quanto em mudanças de plataforma. A maior parte do kernel realmente é sobre o suporte ao hardware, e só isso já nos mantém ocupados. A situação em gráficos e dispositivos wireless -- ambos tiveram pontos fracos -- vai mudar e creio que será uma grande parte do qual continua a acontecer durante 2008 também.

Uma das coisas coisas que eu pessoalmente estou interessado é a mudança para discos SSD[solid-state drives]. Sou um grande adepto da [redução] latência, e alguns dos melhores SSDs estão mudando todo o jogo quando se trata de acesso latência, que por sua vez tem potencialmente grandes impactos sobre o kernel -- o que acarreta bastante para ter uma minoria usando, isto certamente mudará em 2008 e nos anos seguintes.

Já que você mencionou virtualização. Poder não ser minha área, mas certamente está crescendo.

Mas, no final, boa parte disso é apenas uma enorme quantidade de pequenas mudanças que individuais que podem não ser interessantes para eles próprios. O que então realmente espanta é quanta diferença essas pequenas aplicações não tão interessantes fazem quando são colocadas todas juntas.

Em outras palavras, eu sou um grande adepto da regra "99% transpiração, 1% inspiração". Trata-se de muito trabalho duro -- mas felizmente, a maioria interessantes -- e raras vezes, se é que houve, uma única grande bala de prata.Portanto, 99% de todo o trabalho real que vai continuar durante 2008 é apenas mais do mesmo, e essa é realmente a parte mais importante!

InformationWeek: Você acha que a microsoft, possa de alguma forma, pelos advogados, impedir o processo de desenvolvimento do Kernel?

Torvalds: Realmente não sei. Não creio que eles possam impedir a tecnologia, e realmente penso que não há nada por trás de todo FUD(Fear,Uncertainly,Doubt = Medo,Incerteza,Dúvida) da máquina de propriedade intelectual.

Novamente sou a pessoa errada para responder. Trabalho na tecnologia, e tenho certeza que fazemos o melhor que podemos (o que inclue como fazemos, inclusive fazendo coisas como todos os direitos autorais certificação fazem), mas creio que quando se trata dessas questões , Você está realmente falando de marketing e FUD, então eu nao sou realmente capaz de responder.