Mais de metade das empresas com Linux escolhe Ubuntu


A distribuição Ubuntu surge à frente da Red Hat e da SUSE num estudo efectuado pela Linux Foundation.

O estudo anual da Linux Foundation analisa a utilização das várias instalações deste sistema operativo nas empresas. Informações prévias divulgadas revelam que a família Red Hat aparece em segundo lugar, com 50,2%, um pouco atrás dos 54% do Ubuntu. A SUSE, da Novell, é a terceira distribuição mais adoptada entre as empresas, presente em 35,2% das organizações. A conta fecha em mais de 100%, porque boa parte das empresas utiliza mais de uma versão de Linux.

Outro dado do estudo mostra que 68,4% dos computadores com Linux estão em empresas que possuem entre um e cem computadores. As médias empresas – entre 101 e 500 máquinas – concentram 9,7% dos computadores com o pinguim. Já as que possuem entre 1001 e 5000 estações respondem por 6,2%.

Das empresas que disseram possuir computadores com Linux, 39,5% afirmaram que têm Linux em mais de metade das suas máquinas. Este estudo da Linux Foundation será divulgado no próximo dia 30 de Novembro. Em 2007, na sua terceira edição, a Linux Foundation englobou cerca 20 mil empresas neste estudo.

Fonte:http://exameinformatica.clix.pt