Software livre na carreira profissional


Eu fui atraído pela ideologia do softwere livre, pois trata-se de liberdade do conhecimento, além de está diretamente ligado à comunidade, no qual a colaboração e solidariedade são valores fundamentais. O softwere livre pode me ajudar de várias maneiras, como estudando o código fonte desses programas, buscar soluções quando algo dá errado e ainda proporcionar benefícios para mim e para muitas outras pessoas pode me tornar um ótimo programador, podendo até definir uma vaga de emprego. Outra maneira seria criando uma distribuição própria, mostrando em casos de entrevista de emprego uma grande experiência e capacidade técnica, além de dedicação. Afinal quem não contrataria por exemplo o Carlos Eduardo Morimoto, criador da distribuição que faz muito sucesso, o Kurumin.
Um dos pontos fortes do softwere livre é seu intenso crescimento em organizações públicas e privadas. A adoção de soluções livres é realidade ligadas a projetos de inclusão digital, departamentos de defesa, universidades, entre outras instituições, devido às necessidades profissionais no desenvolvimento de soluções sem interesse ou condições de pagar por licenças e suporte.

Jyulliano Rocha