Um estudo do Instituto Sem Fronteiras (ISF) apontou que 73% das grandes empresas adotam software livre.
A pesquisa, feita com mil empresas no Brasil, revela que a maior parte das grandes companhias adota o software livre em pelo menos alguma parte de sua infra-estrutura de TI.
São pouquíssimas, no entanto (1%), as empresas que adotam apenas software livre. Em geral, as soluções Linux dividem espaço com aplicativos proprietários.
O estudo revela, por outro lado, que a penetração do software livre é bem mais baixa entre as pequenas empresas. Neste segmento, só 31% das companhias disseram adotar sistemas em Linux.
Segundo o estudo, grandes empresas têm menor propensão a usar software pirata e mais infra-estrutura para implementar e gerenciar o uso de soluções Linux.
A pesquisa revela que o uso de distribuições Linux ou mesmo aplicativos de código aberto é baixo nos PCs usados por usuários finais (funcionários), porém preponderante em servidores.
O estudo mostra que 56% das empresas pesquisadas usam aplicativos Linux nos servidores. De todo o universo, 7% usam exclusivamente Linux em servidores.
O ISF teve patrocínio da IBM, Itautec, Intel e Red Hat para efetuar a pesquisa. As entrevistas foram feitas entre novembro e dezembro de 2007.