Novell prevê dobrar o lucro na China este ano graças ao Linux


A multinacional Novell prevê dobrar seu lucro na China este ano graças, em boa parte, ao crescimento no país do sistema operacional livre Linux, segundo diretores da companhia citados hoje pelo jornal "China Daily".

"Muitos de nossos clientes escolheram comprar este ano serviços de atualização para seus atuais sistemas Linux. Isto nos ajudará a superar em velocidade o crescimento médio do mercado na China", explicou Chang Sen-ming, diretor-geral da Novell-Ásia Oriental.


Nos últimos anos, o número de pessoas que preferiram o Linux a seu principal rival, o Windows, da Microsoft, cresceram na China, país onde o Governo exigiu aos produtores locais de computadores pré-instalar sistemas operacionais patenteados a fim de lutar contra a pirataria.


A empresa americana Dell já tinha anunciado que pré-instalaria o sistema Linux em dois dos modelos de laptops que vende na China, depois que em agosto, o principal fabricante chinês de computadores, a Lenovo, anunciou que lançará uma linha de computadores portáteis ThinkPad equipado com esse sistema.


"A cooperação com fabricantes como a Dell nos ajudará a entrar no mercado das pequenas e médias empresas. Além disso, mantemos conversas com outros fabricantes chineses para uma colaboração similar", afirmou Chang.


Os especialistas prevêem que o mercado do Linux na China se multiplicará por cinco entre 2006 e 2010, quando chegará a US$ 51,1 milhões. EFE