Usuários do sistema operacional Linux poderão usar o Photoshop


Google está patrocinando desenvolvedores do Codeweaver para permitir uso do Photoshop em máquinas com o sistema de código aberto.

O engenheiro de software do Google, Dan Kegel, escreveu na semana passada no blog do Wine que o Google estava patrocinando desenvolvedores do Codeweaver, para fazerem com que o Photoshop CS e o CS2 funcionassem com o Wine. Esse software permite que programas feitos para máquinas com Windows rodem também no Linux.

Kegel, que também é gerente de lançamento do Wine 1.0, afirmou que o Google já usa o programa para implementar suporte de Linux no Picasa. Segundo ele, o Photoshop é um dos aplicativos mais desejados pelos usuários do Linux.

O Google patrocinou os desenvolvedores do Codeweavers “para aprimorarem o suporte ao Photoshop porque muitas pessoas pedem insistentemente por isso”, explicou.

A página do Wine na Wikipedia dá dicas de como usar o programa para rodar aplicativos em Linux. Exemplos de softwares de tratamento de imagem que funcionam com Linux são o Gimp, o Gimpshop e o Cinepaint.