Microsoft e Novell asseguram interoperabilidade à Renault


O fabricante de automóveis Renault recorreu ao Suse Linux Enterprise para consolidar o ambiente open source existente e providenciar interoperabilidade tecnológica entre Windows e Linux.

Com base no acordo, a Microsoft irá fornecer à Renault mais de 1000 certificados para subscrições de suporte prioritário do Suse Linux Enterprise Server da Novell, já que a Renault consolida todas as distribuições Linux existentes para Suse Linux Enterprise Server com o objectivo de melhorar a interoperabilidade e tirar o máximo partido da virtualização.


O director-geral da Novell em Portugal, João Batista, referiu ao Semana que o acordo estabelecido com a Renault em França visa «a consolidação do data center numa plataforma Suse Linux Enterprise Server». Os principais objectivos desta iniciativa são melhorar a interoperabilidade dos sistemas existentes na Reunault tirando partido da utilização de sistemas virtualizados.

O Semana sabe que a subsidiária portuguesa da Renault acaba por ser abrangida de uma forma indirecta por este acordo, uma vez que a maioria dos sistemas de suporte ao negócio da Renault Portuguesa se encontram localizados no data center em França.

Quando questionado sobre a possibilidade de a Novell e a Microsoft estarem a desenvolver alguma acção junto da subsidiária portuguesa da Renault, João Batista referiu que «não estão a ser desenvolvidas acções neste contexto com a Renault Portuguesa». Os primeiros passos passam pela consolidação dos sistemas centrais em França, mas o director-geral da Novell em Portugal acredita que estes trabalhos «evoluirão para as várias subsidiárias da Renault».