SAP, Red Hat e IBM em sintonia


A Red Hat, especializada em soluções open source, anuncia que a SAP AG certificou sua família de aplicações de negócios, SAP Business Suíte, e a plataforma SAP NetWeaver no sistema operacional Red Hat Enterprise Linux para rodar nos mainframes System z da IBM. Os clientes da Red Hat agora podem aproveitar a segurança robusta do mainframe e o suporte para suas implementações de aplicativos SAP.

A certificação das soluções SAP na plataforma Red Hat Enterprise Linux é parte do programa mundial Mainframe Linux liderado pela IBM e pela Red Hat. O programa foi iniciado em maio de 2007 como resultado do aumento nas implementações do sistema operacional Red Hat Enterprise Linux em mainframes por governos e empresas de todo o mundo, que estão aproveitando os benefícios econômicos, a segurança e a eficiência energética da plataforma conjunta.

"Os mainframes estão vivendo um renascimento", diz Scott Crenshaw, vice-presidente de Negócios Corporativos da Red Hat. "Muitos de nossos clientes estão planejando projetos de consolidação agora. Frequentemente, a implementação do Red Hat Enterprise Linux em mainframes desempenha um papel central nesses projetos. Com essa certificação, a Red Hat assegura que seus clientes podem rodar suas aplicações SAP com confiança em uma infra-estrutura consolidada com Red Hat Enterprise Linux e os mainframes System z da IBM".

O Red Hat Enterprise Linux fornece também funções adicionais como Security-Enhanced Linux (SELinux) e ExecShield. Além das certificações Common Criteria já disponíveis para os clientes do System z, a IBM está patrocinando a certificação EAL 4+ da plataforma Red Hat Enterprise Linux 5 no System z. As certificações existentes, que incluem LSPP no z/VM e z/OS, combinadas com a certificação Red Hat Enterprise Linux 5, culminam em um ambiente de plataforma segura e apto a cumprir com as rigorosas políticas de segurança pública e privada.

"Essa certificação traz mais flexibilidade aos clientes. Consolidando diversos serviços baseados nos aplicativos SAP rodando Linux no System z, nossos clientes podem simplificar seu cenário e diminuir o custo operacional. Além disso, a iniciativa IBM Big Green Linux ajuda os clientes a reduzirem custos de energia", diz Carol Stafford, vice-presidente de Vendas Mundial do System z na IBM.