Verifique se a sua impressora fala com Linux


Os usuários de Linux devem prestar atenção antes de comprar impressoras, pois algumas delas não funcionam com o sistema de código aberto de jeito nenhum. "Têm fabricantes que não disponibilizam drivers para Linux nem fornecem informações para desenvolvedores os criarem", diz Augusto Campos, fundador do site BR-Linux.org.

Para facilitar, você pode acessar a lista de equipamentos compatíveis, disponível no link br-linux.org/linux/pesquisa-hardware. Nele, há sublistas de impressoras a jato de tinta, a laser e multifuncionais que suportam o sistema do pingüim.

Alguns modelos pressupõem que você instale um driver, que pode ser encontrado em openprinting.org/driver_list.cgi.

Para conectar

Depois de comprá-la, chega a hora de fazer a instalação. Usando o sistema operacional Ubuntu, Campos diz que, na maioria das vezes, o sistema de administração de impressoras identifica o equipamento assim que ele é conectado.

Se isso não acontecer, vá em Sistema, Administração, Impressão. Nessa janela, clique no botão Nova impressora para identificá-la e configurá-la.

Permitir que PCs com sistemas diferentes compartilhem a mesma impressora é um processo mais complicado, que varia conforme a distribuição do Linux e a versão do Windows. Campos recomenda que o usuário busque ajuda nos sites da distribuição do Linux que utiliza.

Fonte: Folha de S.Paulo
Autor(a): CAMILA RODRIGUES