SGI compra ativos da Linux Networx


A Silicon Graphics anunciou nesta quinta-feira (15/02) que vai ampliar sua participação de mercado por meio de aquisições. Um dos primeiros passos da nova estratégia foi a compra dos ativos da Linux Networx, fabricante de clusters de alto desempenho.

Analistas comentaram que Robert Ewald, CEO da SGI, certamente sabe o que está comprando. Antes de assumir o cargo atual, em abril do ano passado, Ewaldo era CEO da Linux Networx.

Sobre a aquisição, a SGI divulgou estar comprando os softwares, as patentes e outras tecnologias desenvolvidas pela Linux Networx em um acordo de troca de ações fechado também hoje. O negócio vai permitir à SGI aumentar suas ofertas em computação de alto desempenho. O valor da transação não foi divulgado.

“A Linux Networx tem muito experiência em clustering de software e isso vai ajudar muito a SGI”, disse Steve Conway, analista da IDC. Joan Roy, diretor sênior de marketing da SGI, disse que a “empresa tem propriedades intelectuais muito interessantes para nós”. A executiva citou como exemplo sistemas de gerenciamento de software que serão incluídos nas linhas de produtos da SGI já existentes.

Roy afirmou ainda que a SGI está negociando com alguns funcionários da Linux Networx para que permaneçam na companhia. Segundo um comunicado da companhia, eles estariam procurando profissionais para as áreas de desenvolvimento de software, otimização de sistemas, gerenciamento de clusters e sintonia de desempenho de aplicativos.

Além da aquisição, a SGI anunciou também que a Oak Investments Partners e a Lehman Brothers fizeram investimentos na empresa. Os valores injetados pelos investidores não foram revelados.