20% dos celulares terão Linux em 2013


Análise da ABI Research considera influência do projeto Android e da aquisição da Trolltech pela Nokia

A empresa de análise de mercado ABI Reserch prevê que cerca de 20% dos dispositivos móveis usarão algum tipo de sistema operacional Linux por volta de 2013. 

A conclusão baseia-se em nas atuais dinâmicas do mercado, como o crescimento da Linux Mobile Foundation (LiMo), fundada por empresas como Motorola, Samsung e Vodafone, há cerca de um ano. Além disso, a empresa cita o projeto Android, desenvolvido pela LiMo e pelo Google, e iniciativas da Nokia, como a aquisição da Trolltech, especializada em aplicações Linux. 

As soluções para sistema operacional Linux terão melhor custo-benefício que as proprietárias, mesmo quando requerimentos de silício são considerados, dado que uma camada de aplicação mais forte será incluída como padrão, além do fato de que as customizações estão a cargo dos desenvolvedores de software independentes, analisa Stuart Carlaw, vice-presidente da ABI Research. 

A empresa também prevê que as soluções em Linux para mobilidade serão importantes para integrar aplicações web. O sistema operacional de código aberto também pode ajudar na oferta de ambientes orientados a conteúdo para usuários de aparelhos celulares menos sofisticados. A consultoria também prevê que a fragmentação de framework e questões de hardware, que atrapalharam o uso de Linux em mobilidade, estão encontrando resolução. 

No entanto, o mercado ainda não tem uma visão generalizada do Linux em dispositivos móveis. O mercado de sistemas operacionais móveis é bastante fragmentado: enquanto o Symbian domina na Europa, tem pouca presença nos Estados Unidos. Além do Windows Mobile e o Android, o iPhone da Apple continua com grande atenção.

Fonte: http://www.itweb.com.br