Linux Ubuntu 8.04 será lançado em abril


Considerado uma das melhores distribuições Linux que já foi lançado, o Ubuntu cada vez ganha mais usuários pelo mundo. Sua nova versão, a 8.04 será lançada oficialmente no dia 22 de abril.

A distribuição é patrocionada pelo milionário Mark Shuttleworth, o segundo civil a entrar em órbita (pagando 20 milhõs de dólares para o governo russo).

Baseada na distribuição Debian e com atualizações semestrais, o Ubuntu encontra-se atualmente na versão 7.10 (Gutsy Gibbon). Dentre os principais motivos para essa liderança entre as distribuições linux, estão a facilidade de instalação, uso e aquisição do sistema. Para termos uma idéia, qualquer pessoa do mundo pode solicitar gratuitamente junto ao site https://shipit.ubuntu.com/ o CD de instalação, que em menos de quatro semanaso terá na sua residência, sem qualquer tipo de burocracia .

Para o primeiro contato com uma distribuição Linux, o Ubuntu destaca-se pela utilização do sistema através do CD-ROM. Em poucas palavras, ao configurar o boot de seu computador com o CD-ROM, em aproximadamente cinco minutos (depende da capacidade de cada hardware), o Ubuntu reconhece os componentes mais básicos do seu computador (placa de rede, som, fax modem, vídeo) e com a utilização da memória RAM, disponibiliza sua interface gráfica para o usuário interagir.

o Ubuntu não se limita apenas a uma única distribuição ou versão para desktop’s. Além da versão Ubuntu Server (destinada para servidores), paralelamente existem outros projetos chamados de Edubuntu, Kubuntu, Xubuntu, Gobuntu e Fluxbuntu.

Ubuntu Server - Versão do Ubuntu destinada a servidores, sem ambiente gráfico pré-instalado. O Ubuntu Server é recomendado para o usuário avançado de Linux.
Edubuntu – Desenvolvido para ambientes escolares, afim de auxiliar o professor com pouca habilidade em linux, a instalar as distribuições em seu laboratório e interagir com os alunos. Isto é possível graças a alta capacidade de gerenciar configurações, usuário e processos. Ele é desenvolvido com a colaboração de professores e técnicos de várias partes do mundo.
Kubuntu – Basicamente, este projeto é a mesma coisa que o Ubuntu. O que difere um do outro é o ambiente gráfico adotado por cada distribuição. O Ubuntu utiliza como padrão o ambiente GNOME. Já o Kubuntu, utiliza o KDE. Para solicitar o CD gratuitamente, acesse o link https://shipit.kubuntu.org/
Xubuntu - Basicamente, este projeto também é a mesma coisa que o Ubuntu. A diferença principal é que o Xubuntu utiliza o ambiente gráfico XFCE, que roda facilmente em computadores que possuem pouco processamento e memória RAM. Uma boa distribuição para computadores mais antigos.
Gobuntu – É basicamente o mesmo ambiente desktop do Ubuntu, mas com restrições muito mais rígidas quanto ao licenciamento dos componentes de tudo que é incluído nele, removendo até mesmo itens que seriam permitidos pelas Debian Free Software Guidelines, além de aplicativos, drivers, firmware, PDFs, vídeos, sons, e outros arquivos que não possam ser considerados plenamente livres.
Fluxbuntu – Essa distribuição está fresquinha no mercado, pois foi lançada em Outubro de 2007. O objetivo de sua criação é proporcionar ao usuário que possua uma máquina antiga leveza, produtividade, agilidade e eficácia. O Fluxbuntu utiliza como ambiente gráfico o Fluxbox, considerado extremamente leve e rápido.

Palavras da Canonical

* O Ubuntu sempre será gratuito, e não cobrará adicionais por uma "versão enterprise" ou atualizações de segurança. Nosso melhor trabalho está disponível para todos sob as mesmas condições.
* Uma nova versão do Ubuntu é lançada periodicamente a cada seis meses. Cada nova versão possui suporte completo, incluindo atualizações de segurança pela Canonical por pelo menos 18 meses, tudo isto gratuitamente.
* O Ubuntu possui a melhor infraestrutura de tradução e acessibilidade que a comunidade do Software Livre tem a oferecer, tornando o Ubuntu usável por tantas pessoas quanto for possível.
* O CD do Ubuntu possui apenas Software Livre, nós encorajamos você a usar software de código aberto, melhorá-lo e distribui-lo.