OLPC e Microsoft acertam uso do Windows em notebooks


Depois de meses de discussões com a Microsoft, a fundação Um Laptop por Criança (OLPC, da sigla em inglês), criada pelo pesquisador Nicholas Negroponte, informou nesta quarta-feira que tem planos de adaptar o pacote de softwares do equipamento para que ele se torne compatível com o Windows.

Segundo Negroponte, em e-mail publicado no site da organização, o sistema operacional Windows da Microsoft "funciona bem" nos computadores de baixo custo da OLPC.

As declarações marcam uma mudança de postura importante no projeto porque o pacote de softwares, batizado de Sugar, foi projetado para trabalhar somente com as versões do Linux que engenheiros da Red Hat ajudaram a fundação a desenvolver.

"O Sugar precisa de uma base mais ampla", afirmou Negroponte no e-mail.

Ao desenvolver uma versão simplificada de seu sistema operacional para que seja compatível com o notebook voltado à educação, a Microsoft garante a exposição do seu sistema operacional a milhares de crianças em idade escolar que Negroponte tem planos de atingir com o equipamento.

Em outubro, o vice-presidente da Microsoft Will Poole afirmou à Reuters que a companhia estava gastando "um volume não desprezível de dinheiro" para adaptar uma versão básica do Windows para o notebook da OLPC.

A entidade também tem planos de desenvolver uma versão do equipamento que rode Windows e Linux simultaneamente, de acordo com o e-mail de Negroponte.