Linux para todos


Os profissionais e entusiastas do Linux têm hoje um dia cheio no Linux 2008 – o VI Encontro Nacional sobre Tecnologia Aberta que está a decorrer no Auditório Lispólis, em Lisboa

Entre os oradores convidados está François Bancilhon, o CEO da Madriva, uma das empresas míticas nesta área, quer falou sobre os computadores de baixo custo e do seu crescimento, estimando que o Linux é a escolha natural para o software a implementar nestes computadores, uma vez que os seus custos são consideravelmente mais baixos que outras opções no mercado.

Segundo François Bancilhon os mercados emergentes são muito importantes para estes LCPC (Low Cost Personal Computers), perfilados como maiores compradores a Ásia, o Médio Oriente, África e o Brasil.

No seu entender, estes computadores poderão vir a criar novos players no mercado da comercialização, pois os seus vendedores, dado o baixo preço, poderão ser desde os operadores de telecomunicações, até aos donos dos canais de retalho, passando até por organismos do Estado, tendo em conta a luta contra a info-exclusão e o reforçar das políticas relacionadas com a sociedade do conhecimento.

O evento, organizado pela Sybase e Caixa Mágica, recebe ainda Jan Wildeboer, um evangelista da Red Hat, que fez uma apresentação mais virada para o mundo empresarial e sobre como se passa a visão das soluções empresariais aos clientes.
Para além destas apresentações são ainda apresentados vários casos de boas práticas onde a estrela é o Linux.

Num evento que já criou tradição, em Portugal, há ainda espaço para um animado debate sobre a definição de standards livre e de interoperabilidade, que conta com a participação de empresas que trabalham com software open source e empresas com software de código fechado.

Para além do programa do auditório principal há ainda lugar a sessões paralelas mais tecnológicas.

Um curiosidade, à porta do Auditório, encontra-se um Pinguim Insuflável com três metros de altura a demonstrar que o Linux «está a crescer».