Linux: novos programadores contribuem cada vez mais


A contribuição dos novos programadores para o desenvolvimento do núcleo do SO Linux é cada vez mais significativa, apesar de estar dependente da contribuição do grupo restrito de programadores liderado pelo fundador Linus Torvalds, segundo a Linux Foundation.

O grupo de programadores que contribuem mais para o desenvolvimento do núcleo do sistema operativo Linux mantém-se.No entanto a contribuição dos novos membros é cada vez mais importante, segundo o último relatório da Linux Foundation.
Nos últimos 10 anos, os principais programadores individuais contribuíram para 15% de todas as alterações do núcleo, e os 30 primeiros programadores para 30% das alterações, segundo o relatório. Este grupo lidera, no entanto, uma nova vaga de programadores e membros da comunidade com cada vez mais relevância no processo de desenvolvimento, disse Jim Zemlin, director executivo da Linux Foundation. No total perto de 3700 programadores, de mais de duas centenas de empresas, contribuíram para o desenvolvimento do Linux desde 2005, segundo o relatório.
O relatório divide os programadores que contribuíram para o desenvolvimento do Linux em diferentes categorias. À categoria máxima, responsável por 13,9% das alterações ao sistema operativo, pertencem programadores que trabalham no tempo que têm disponível, sem receberem qualquer tipo de remuneração. Em segundo lugar, com uma taxa de contribuição de 12,9%, estão os programadores que não pertencem a nenhuma empresa. “Com algumas excepções, todos os programadores desta categoria contribuíram para 10 mais alterações no core do SO nos últimos três anos, no entanto a sua contribuição pessoal foi de facto muito alta”, disse o relatório.
Os programadores ligados a empresas e fundações aparecem na terceira categoria – liderada por programadores da Red Hat (11,2%), seguida de programadores pertencentes à Novell (8,9%), á IBM (8,3%), à Intel (4,1%) e pertencentes à Linux Foundation.
“Verificamos que um número reduzido de empresas é responsável por uma grande parte do total de mudanças efectuadas no núcleo do sistema operativo. Mas também que existe uma lista grande de empresas que contribuíram, juntas, para grandes mudanças”, diz o relatório.
Número de programadores pode aumentar com lançamento de produtos
O responsável da Linux Foundation considera que com o aumento do lançamento de produtos baseados em Linux, e o consequente aumento da adopção do sistema operativo, o número de programadores aptos a desenvolver o SO irá também crescer.
“Não penso que exista alguém que ainda considere o software de open source e o Linux um movimento de elite”, disse Zemlin. Esta tendência irá acentuar-se, principalmente agora que o sistema está a funcionar no New York Stock Exchange.
Além disso, com o aumento do número de utilizadores, ficará cada vez mais claro quais são as regras de desenvolvimento do SO, reduzindo a possibilidade de interferência de interesses corporativos. “As empresas percebem cada vez melhor os princípios do processo de desenvolvimento e as regras segundo as quais as pessoas devem trabalhar”, disse.