Mark Spencer ganha o mundo com o Asterisk


Apenas em 2007, a Digium, empresa criadora do Asterisk, registrou mais de um milhão de downloads do software open source de maior sucesso desde o Linux. Até agora já foram mais de 4,5 milhões de downloads, número que tende a crescer muito, conforme o programa ganha popularidade e adeptos.

Tomando cuidado para não perder essa oportunidade, a companhia agora trabalha para enfrentar seus principais desafios: ganhar maior confiança das empresas através da melhoria do suporte ao Asterisk, bem como ampliar a base de usuários estimulando a criação de soluções que rodem sobre o sistema.

Neste estágio, era mais do que natural que a Digium passasse a olhar para outros mercados promissores, como a América Latina. Prova disso é a visita a São Paulo, em maio, do fundador e CTO da empresa, Mark Spencer, considerado por muitos um dos grandes influenciadores do mercado de TI da atualidade. Nesta entrevista exclusiva ao Canal VoIP, Spencer conta um pouco sobre a situação atual da sua empresa e de seu filhote, o Asterisk, bem como comprova os planos de tornar mais forte sua presença na região, especialmente no Brasil.

Recentemente, em Toronto (Canadá), você disse que o Asterisk é chato. Você acredita que o programa já atingiu todo o seu potencial?

Na verdade, isso está meio fora de contexto. Minha apresentação em Toronto foi para contrastar as aplicações "chatas" do Asterisk com aquelas que são mais excitantes. Eu acho que o Asterisk está rapidamente atingindo um nível de desenvolvimento em que a maioria das funcionalidades fundamentais está lá. Grande parte dos esforços agora está em trabalhar o programa de forma que ele possa escalar através de clustering e de outras tecnologias.

No entanto, é empolgante o fato de que o Asterisk é uma plataforma de tanto sucesso que agora mais aplicações são desenvolvidas sobre ela, permitindo atender a todos os tipos de mercados verticais, bem como se conectar com outras tecnologias como a Web 2.0, comunicações unificadas, sistemas de calendário e até mesmo aplicações "bizarras", como os sensores de umidade do projeto Botanicalls.

No ano passado, a Digium anunciou o milionésimo download do Asterisk. Também em 2007 a empresa completou seu 24º trimestre consecutivo de crescimento em faturamento. Quais são as expectativas para este ano?

Foram mais de um milhão de downloads apenas em 2007. Nós já tivemos mais de 4,5 milhões de downloads desde a criação do Asterisk. Esperamos neste ano continuar crescendo em downloads e faturamento, mas também estamos focando em 2008 no crescimento através da expansão de canais e do aumento de investimento em marketing, vendas e desenvolvimento. Acho que é importante agora que a Digium construiu uma linha de produtos tão sólida para investir no futuro.

Você também disse em Toronto que as aplicações são o centro das ações hoje. Quais são as mais interessantes que você viu até agora? Em que direção a Digium vai em relação ao desenvolvimento de aplicações?

A Digium tem um papel tanto de assegurar a estabilidade e a eficiência da base de código open source principal do Asterisk, quanto de ajudar algumas verticais e grandes horizontais - como as focadas em PBX para pequenas e médias empresas - a construir produtos turn-key e soluções usando o Asterisk. Isso inclui nossos produtos de appliance. Nós também desenvolvemos componentes e construímos parcerias que permitem que outras empresas dentro do ecossistema Asterisk tenham sucesso construindo suas verticais de forma produtiva para ambas as companhias, alavancando a marca Digium e o projeto Asterisk.

O que podemos esperar da Digium em 2008 em relação a novas versões, produtos e ações de marketing e vendas?

Versões mais avançadas do Asterisk e uma significante expansão de nossos canais - não apenas as revendas sofisticadas com as quais já temos historicamente trabalhado com sucesso, mas uma ampliação através de distribuidores muito mais tradicionais e redes de revendedores que têm menos familiaridade com open source e que desejam alavancar suas vantagens no mercado através de ofertas baseadas nele.

Alguns dizem que o seu software tem potencial para causar uma revolução no mercado assim como fez o Linux. O que você pensa disso?

O Asterisk deve ser ainda mais revolucionário no mercado de telecom do que o Linux tem sido no segmento de sistemas operacionais, porque o Linux tem muito mais barreiras de entrada (a quantidade de aplicações suportadas pelo Windows, a familiaridade das pessoas com o Windows, etc.) - o que não tem analogia no mercado de telecom. Mais ainda, o Linux já "azeitou as engrenagens", pois ensinou as pessoas que o open source pode ter sucesso nos negócios, então para o Asterisk não foi tão difícil quanto seria caso o Linux não existisse. Certamente não haveria maneira do Asterisk ter tido tanto sucesso se o Linux não tivesse aparecido primeiro (tanto num nível técnico quanto no de negócios), mas agora o Asterisk está ganhando tanta atenção que alguns empreendimentos estão passando por suas primeiras experiências usando o Linux após terem experimentado com sucesso o Asterisk!

Como a Digium está trabalhando para resolver o "problema de suporte" de forma a poder ir além do mercado SMB (pequenas e médias empresas) e chegar às grandes corporações?

Esse é certamente um grande passo, e um dos motivos pelos quais começamos focando no mercado SMB primeiro. Nosso apoio realmente tem vindo de empresas que já têm familiaridade com o Asterisk e desejam trabalhar conosco para desenvolverem produtos para elas - e esse é um tipo de empresa que cada vez mais têm se aproximado de nós. Estamos trabalhando com parceiros que têm times de suporte globais; estamos criando e treinando Profissionais Certificados em Asterisk pela Digium (Digium Certified Asterisk Professionals - dCAPs) em todo o mundo; e estamos aumentando nossa equipe de suporte e a oferta de assinaturas, além de nosso ecossistema global. Esperamos que essas ações gerem um aumento de suporte global dentro das empresas.

A Digium tem buscado as operadoras de telecom visando o desenvolvimento do Asterisk?

Nós estamos muito interessados em trabalhar com operadoras que forneçam CPE em particular, mas embora tenhamos feito alguns trabalhos com operadoras que usam o Asterisk dentro de suas infra-estruturas, este não é o foco da Digium hoje. Temos muitos parceiros entre operadoras e empresas de serviços, mas nossa oferta de produtos ainda está focada em serviços gerenciados para pequenas e médias empresas.

Como você se sente aparecendo em listas de "empresas a se observar" e "pessoas influentes" (como a das 100 pessoas mais influentes de TI da eWeek) com apenas 31 anos?

Sinto que fui abençoado tanto pelo que tive quanto pelo que não tive. Há muitas ironias que envolvem o desenvolvimento da Digium - por exemplo, se eu tivesse dinheiro suficiente para comprar um sistema de telefonia em 1999, provavelmente eu nunca teria desenvolvido o Asterisk e então não existiria o sucesso da Digium.

No VoiceCon, você pareceu muito cético em relação ao discurso de interoperabilidade adotado por grandes players como Microsoft, Cisco e Avaya. Você acredita que trata-se de um discurso vazio? Caso contrário, quem você acredita que está colocando isso em prática da melhor forma?

Eu acredito que a interoperabilidade é importante principalmente num nível empresarial, e alguns vendors legitimamente desejam dar suporte a isso. No entanto, a Microsoft, em particular, tem um histórico de só usar a interoperabilidade enquanto é beneficiada por isso, e rapidamente deixa os padrões abertos quando passa a ter outros interesses.

O que você pensa sobre Comunicações Unificadas? O mercado está preparado para essa tendência ou este maravilhoso mundo novo ainda existe apenas na cabeça dos fabricantes? Que papel o Asterisk terá no desenvolvimento desse mercado?

Comunicações Unificadas têm significados diferentes para empresas diferentes. Alguns consideram levar o voice mail para o email Comunicações Unificadas, outros pensam que isso é ter um único número de telefone e uma única caixa de voice mail. Acredito que o Asterisk é uma tecnologia importante para UC (Unified Communications), e você verá cada vez mais produtos Digium nesta área, especialmente conforme formos construindo relacionamentos fortes com outros players de open source.

Quais são os principais obstáculos que as empresas encontram quando buscam uma solução de telefonia IP? Como o Asterisk pode facilitar esse processo?

O Asterisk transpõe tanto as barreiras econômicas quando as culturais, ao tornar possíveis soluções de baixo custo e soluções customizadas para uma variedade de geografias. Por exemplo, mais de 50% dos negócios da Digium são fora dos Estados Unidos – algo raro para uma companhia do nosso tamanho.

Quais são os planos da Digium para a América Latina, especialmente para o Brasil? Considerando que o País tem uma comunidade gigantesca de usuários e de desenvolvedores de open source, sua empresa não tem interesse em abrir uma operação aqui?

A América Latina (o Brasil em particular) é uma área quente para o crescimento da Digium. Estamos trabalhando hoje para desenvolver tecnologias como E1/R2, que são específicas para estes mercados, e agregamos canais parceiros para nos ajudar a servir a região da melhor maneira. Creio que a América Latina será uma das áreas de maior crescimento para nós em 2008.

Fonte: http://www.convergenciadigital.com.br/