Brincando de OLPC (instale no seu computador)

Acho que todo mundo já ouviu falar do OLPC (One Laptor Per Child, ou, traduzindo, Um Laptop Por Criança), o projeto sem fins lucrativos que busca distribuir laptops de até 100 dólares para crianças principalmente de países mais pobres. O projeto já foi implementado aqui no Brasil em escolas piloto, mas ainda está longe de atingir a massa brasileira.

O que mais impressiona neste laptop é seu design, que deixa até os marmanjos babando:

Este laptop foi projetado especialmente para uso de crianças. Possui teclado resistente à água, aguenta quedas consideráveis, e possui uma tela que se adapta para o formato de um leitor de e-books. Tem ainda uma placa de rede sem fio acoplada, que permite que uns laptops encherguem os outros automaticamente numa sala de aula, sem necessidade de configuração dos clientes, permitindo navegação na internet, chat entre os alunos e até atividades em conjunto.

Um detalhe que chama a atenção (em especial dos militantes do software livre) é que o OLPC roda Linux, uma distribuição baseada no Fedora totalmente modificada e bem mais leve (afinal o OLPC foi projetado para rodar com apenas 128MB de memória RAM. O sistema é muito bem feito e bastante limitado também, fechado de tal forma que seja praticamente impossível que uma criança consiga remover algum arquivo importante. O OLPC já vem com alguns softwares (7 principais): um software de projetos (que permite a criação de desenhos e livros digitais), um navegador de internet, um tocador de vídeos via internet, um jogo de memória, um programa de chat e até um editor de textos e um sintetizador de sons para composições.

Curioso? Então que tal rodar o sistema operacional do OLPC no seu computador? E não requer instalação nativa, ele roda emulado perfeitamente. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

1 - Faça o download da imagem do sistema em formato Vmware neste link. Descompacte o arquivo e salve a pasta em algum lugar de seu computador.

2 - Faça o download e instale gratuitamente o Vmware Player (versões para Linux, Windows e Mac OS X) neste link.

3 - Abra o Vmware player e mande-o abrir a imagem de disco que fica dentro da pasta resultante da extração do arquivo de imagem no passo 1.

4 - Agora é só esperar o sistema operacional iniciar na janelinha e começar a brincar. Para tirar o mouse de dentro da máquina virtual, pressione simultaneamente Option + Ctrl (no mac) ou Ctrl + Alt (no PC).

Veja abaixo algumas imagens capturadas do sistema em meu computador:

Esta é a janela inicial e central do sistema. Os ícone ao redor do símbolo central indicam os programas abertos:

Este é o programa de desenho do OLPC. Ele fica dentro do software de projetos, e também é aqui que você escolhe a língua do sistema (no caso escolhi português):

O navegador de internet é bastante limitado. O básico para a criança conhecer a grande rede mundial. O botão direito é desativado, e não é possível copiar nada para colar em outro lugar.

Este é o editor de textos. Aparentemente ele é baseado no AbiWord (pela janela de salvar deu pra descobrir). Só que é bem limitado, só permite edição básica mesmo. Nada de inserir imagens e mudar a fonte. Para criações mais complexas use o software de desenho que permite até colocar botões com ações como ir para a próxima página.

Este é o PenguinTV. Uma agregador RSS que exibe arquivos multimídia. Aparentemente a execução de arquivos multimídia ainda não funciona corretamente (pelo menos não via máquina virtual).

E este é o jogo de memória:

De certo a proposta do OLPC é louvável. É verdade que este laptop é excessivamente limitado (tanto do ponto de vista do hardware quanto do software), mas para o que ele se destina, é suficiente. Custo baixo para ser adotado por países sub-desenvolvidos e pode ser usado na educação de crianças que nunca tiveram contato talvez com a internet. No site do projeto você pode fazer doações. Nos EUA você pode comprar o produto, e, pagando um pouco mais, você compra 2 laptops, um para você e outro para uma criança pobre em algum lugar do mundo.

Se você for um daqueles aventureiros do mundo Linux, no boot do sistema, na tela do grub, pare o arranque e passe parâmetros logo ali, permitindo o início de sessão em modo texto. À partir daí, o OLPC não passa de uma distribuição Linux mesmo, pronta para ser explorada :D .