Intel revitaliza o Classmate PC


Segunda geração do notebook para o mercado educacional é mais potente e personifica o conceito de "netbook": máquinas portáteis para uso em um ambiente fundamentalmente baseado na internet

A Intel anunciou durante o Intel Developers Forum, que acontece entre os dias 2 e 3 de Abril de 2008 em Shanghai, China, o lançamento de uma nova geração de seu notebook para o mercado educacional, o Classmate PC. Trata-se de computadores de baixo custo, robustos mas com recursos completos, projetados para uso como base de uma plataforma de computação centrada na internet.

Comparados aos notebooks tradicionais, os Classmate PCs tem maior autonomia de bateria, são mais silenciosos, geram menos calor e são mais resistentes aos acidentes do dia-a-dia, como quedas ou o derramamento de líquidos. Segundo a Intel, os novos micros são os primeiros membros de uma categoria de máquinas batizada pela empresa de "Netbooks",

As máquinas continuam baseadas no processador Celeron M, como a geração anterior, mas tem 512 MB de memória RAM, monitor LCD de 9 polegadas, interface Wi-Fi 802.11 b/g, bateria de seis células, HD interno de 30 GB (substituindo os 4 GB de memória Flash do modelo antigo) e webcam integrada. O sistema operacional é o Linux ou o Windows XP. Quando carregados com um conjunto de aplicativos educacionais (disponível em oito idiomas) os computadores se tornam ferramentas ideais para o aprendizado na sala de aula, afirma a Intel.

O Classmate PC não é um produto, é uma plataforma que pode ser personalizada por fabricantes em vários países de acordo com as necessidades do mercado local. Segundo a empresa, mais de 80 fornecedores de software e hardware, provedores de conteúdo, de serviços educacionais e OEMs em todo o mundo trabalham em conjunto na criação de uma estrutura de suporte para a máquina. No Brasil, por exemplo, a primeira geração do Classmate PC é produzida pela CCE e Positivo Informática, com Mandriva e Metasys desenvolvendo sistemas operacionais baseados em Linux.

De acordo com Andrew Chien, vice presidente do grupo de tecnologia corporativa e diretor da divisão de pesquisas da Intel, futuras versões do Classmate PC serão baseadas no novo processador Intel Atom, um chip pequeno, de baixo custo e alto desempenho, desenvolvido sob medida para aplicações em computação móvel, enquanto mantém compatibilidade com software já escrito para os computadores desktop atuais.