Pacote de benchmark para Linux


A equipe da Phoronix, um dos principais sites dedicados a avaliações de Software Livre e hardware, lançou no último dia 2 o Phoronix Test Suite, um pacote de aplicativos para realizar benchmarks em sistemas Linux.

Segundo o anúncio de lançamento, a Phoronix afirma que o código, liberado sob a GPLv3, é o mesmo usado internamente em seus extensos testes há quatro anos. O objetivo, segundo seus criadores, é "facilitar que usuários finais de Linux rodem benchmarks confiáveis (tanto qualitativa quanto quantitativamente) para seu próprio uso, incentivar projetos de Código Aberto a tornar seus softwares mais testáveis e impulsionar os testes em Linux pelos fornecedores de hardware e software."

Além do pacote, a Phoronix criou também um banco de dados público para armazenamento e consulta de resultados de benchmarks de forma colaborativa.

Mecanismo

O anúncio de lançamento esclarece que o pacote não se trata de uma série de scripts de benchmark, mas de uma plataforma de benchmarks em camadas, com as tarefas definidas em arquivos XML. Entre suas facilidades, o software reconhece automaticamente o número de processadores no sistema e ajusta os parâmetros dos testes que podem ser influenciados por esse fator.

Nova versão

Cinco dias depois do lançamento da primeira versão do PTS, a Phoronix liberou a versão 0.2 do pacote. Segundo o anúncio, a primeira versão ainda possuía "algumas falhas e diversos recursos incompletos."

O PTS 0.2 traz novos perfis de benchmark e algumas melhorias, incluindo uma opção para fazer o upload dos resultados automaticamente para o banco de dados público.