Teradata anuncia novas plataformas analíticas

A Teradata expandiu o seu portefólio de soluções baseadas na base de dados Teradata 12 com três novas soluções, direccionadas tanto para entrada de gama como para ambientes empresariais mais complexos.

A Teradata lançou uma nova família de plataformas analíticas baseadas no sistema de base de dados Teradata 12.0. Esta nova família procura alargar o alcance das plataformas, fornecendo soluções desde a gama mais baixa até a uma escala de grandes empresas.Foi desenhada a pensar na eficiência energética, com processadores mais eficientes e a necessitar de menos 25% do espaço físico do que as gerações mais antigas. Nesta família de produtos incluem-se as soluções Teradata 550 SMP (Symmetric Multiprocessing), Teradata 2500 e Teradata 5550.
A Teradata 550 SMP destina-se a utilizadores que necessitem de um sistema de menores dimensões e menos dispendioso. Foi concebida para correr uma única aplicação ou para suportar volumes de trabalho de desenvolvimento e de testes, correndo o sistema operativo SUSE Linux 64bit da Novell, ou o Windows da Microsoft. Aos utilizadores são dadas também as opções de obter a licença e correr a base de dados Teradata 12 numa plataforma Intel à sua escolha, ou de utilizar a Teradata Express Edition, uma versão livre da Teradata 12 disponível para aprendizagem, testes e desenvolvimento em servidores e portáteis Windows. Esta opção inclui a versão 12 da base de dados do fabricante e um conunto de ferramentas e utilidades num pacote de instalação.
Na entrada de gama está a Teradata 2500, uma plataforma integrada e escalável, com processadores de dois núcleos da Intel armazenamento de classe empresarial padrão. Corre o sistema operativo SUSE Linux 64bit da Novell e também inclui a Teradata 12 e utilidades. Esta plataforma é capaz de realizar “queries” mais complexas, suporta mais utilizadores em simultâneo dispõe de uma melhor gestão de volumes de trabalho. Já a Teradata 5550 foi concebida para grandes empresas, tendo capacidade para executar várias “queries” em simultâneo, maior disponibilidade e maior capacidade de gestão avançada de volumes de trabalho. Isto permite-lhe dar resposta a ambientes de trabalho mais exigentes, reporting, análises complexas, numa única plataforma capaz de suportar milhares de utilizadores.