Nova versão do sistema Linux também vem com melhorias na acessibiilidade em desktops e mas segurança para servidores.
Seis meses após a divulgação oficial da sua versão anterior, a Canonical lança nesta quinta-feira (24/05) o Hardy Heron, nome escolhido para a versão 8.04 do sistema operacional aberto Ubuntu.
Além do fluxo constante de novas bibliotecas de softwares e aplicações, o Hardy Heron tem diversas novas funções voltadas para melhorar a experiência tanto para desktops como para servidores.
> Baixe a versão Release Candidate do Ubuntu 8.04
Entre as novidades, usuários podem instalar a distribuição de Linux diretamente a partir do Windows usando o Wubi.No Ubuntu 8.04 LTS Desktop, o PulseAudio dá mais controle sobre aplicações de áudio, enquanto o Xorg 7.3 é mais flexível para suportar a configuração dinâmica da tela.
A nova versão também tem melhorias de acessibilidade, como funções de reconhecimento de voz e zoom, suporte a conteúdo multimídia e compartilhamento de músicas com gadgets.
Para melhorar a segurança e o gerenciamento do sistema, o PolicyKit está integrado no desktop permitindo controle das permissões de usuários e aplicações administrativas. Segurança adicional também é acrescentada pelo suporte ao AppArmar e ao SELinux.
Administradores que instalem o Ubuntu 8.04 LTS Server também poderão usar o novo cliente para desktop remoto Vinagre que substitui o tradicional xvnc.
As melhorias para servidor do Hardy incluem o total suporte para virtualização do KVM, uma opção simples para instalar terminais, integração com o Active Directory, novos firewalls e suporte ao iSCSI.
No dia anterior ao lançamento, a operação brasileira da Canonical anunciou que o Hardy Heron terá suporte local para facilitar a integração do Ubuntu com ambientes corporativos.