Sun adquire empresa recém-fundada de processadores


A Sun Microsystems anuncia nesta sexta-feira (25/04) a compra da startup de microprocessadores Montalvo Systems por quantia não revelada. “Nós acreditamos que esses ativos vão nos capacitar para termos produtos atuais e futuros que estamos desenvolvendo e esperamos que os processadores nos ajudem a contribuir com as gerações futuras dos microprocessadores da Sun que vão viabilizar a diferenciação da Sun, afirma Dana Lengkeek, porta-voz da empresa, por e-mail.

A Sun é uma das poucas empresas que continua a desenvolver microprocessadores para uso em seus próprios servidores. Por exemplo, o UltraSparc T2 da empresa, formalmente conhecido como Niágara 2, que é um chip de oito núcleos que integra outros componentes de um computador de mesmo chip. O processador é capaz de rodar o sistema operacional próprio da Sun, o Solaris, e também o Linux.

A Montalvo está trabalhando em um processador de baixa capacidade que deve competir com chips da Intel e da Advanced Micro Devices. A característica mais original do equipamento da empresa é que cada núcleo trabalha independentemente de outros.

Em vez de vários núcleos, núcleos idênticos encontram os chips da Intel e a Montalvo reportou planos de usar diferentes tipos de núcleos, alguns mais poderosos que outros, no mesmo chip para melhorar o desempenho e manter baixo o consumo de energia.

Os observadores da indústria de microprocessadores consideram a Montalvo com um nível de interesse similar ao da PA Semi, que foi adquirida pela Apple no começo desta semana em um negócio de 278 milhões de dólares.

Como a Montalvo, a PA Semi tem um chip em produção, um processador de dois núcleos baseado na arquitetura de licenciamento da IBM. A Apple não deu detalhes de seus planos para a PA Semi.

Fonte: http://computerworld.uol.com.br