Ubuntu ganha peso para mercado corporativo



O Ubuntu Server 8.04 terá suporte por cinco anos, a segunda versão a ter garantia Long Term Support (LTS)

A Canonical, patrocinadora oficial do Ubuntu, programou para a próxima quinta-feira, 24 de abril, o lançamento da versão 8.04 do sistema operacional, tanto para desktops quanto para servidores. A estratégia está claramente voltada ao mercado corporativo.

O Ubuntu Server 8.04 estará disponível com mais recursos corporativos do que as versões anteriores. Com isso, o sistema, até então uma versão do Linux mais para desktop, focada em usuário final, torna-se um concorrente mais forte das distribuições da Red Hat e da Novell.

A versão para servidores terá suporte de cinco anos, e é a segunda a ter a garantia Long Term Support (LTS), depois da versão anterior, a 6.06. Os nomes das versões do Ubuntu seguem a lógica do ano e mês em que foram lançadas. Assim, a 6.06 apareceu em junho de 2006, e a 8.04 tem esse nome por ser apresentada em abril de 2008.

A surpresa é que esta nova versão do Ubuntu também está pré-certificada para rodar em servidores x86 da Sun Microsystems, a primeira fabricante a certificar o sistema operacional para seus hardwares. Os modelos que receberam o selo são Sun Fire X2100 M2, X2200 M2, e Sun Fire X4150.
“O lançamento da versão 8.04 é voltado a empresas”, afirmou Barton George, gerente do grupo de software livre e de código aberto da Sun. Assim, a companhia decidiu adicionar o Ubuntu ao mesmo processo de certificação que usa para as distribuições corporativas Red Hat e Suse.

O Ubuntu 8.04 foi trabalhado em questões de estabilidade e testado para tornar-se mais confiável, segundo Mark Shuttleworth, CEO da Canonical. Ele acrescenta que a companhia se comprometeu a oferecer uma nova versão com garantia LTS a cada dois anos, para estabelecer um ciclo de lançamentos.

A Canonical também está em negociação com a Dell, HP e IBM para que certifiquem o Ubuntu para seus servidores x86.

O Ubuntu 8.04 possui importantes recursos de integração com Windows. Por meio de um software da Likewise, o sistema operacional pode usar serviços do sistema de identificação de usuários Active Directory, da Microsoft.

“O recurso-chave é a integração com o Windows”, destaca Shuttleworth. O produto Likewise torna possível administrar o Linux pelo mesmo console de gerenciamento que os administradores de Windows estão acostumados a usar.

O Ubuntu é distribuído com o kit de desenvolvimento Java (ou o Open JDK), o que significa que pela primeira vez o sistema operacional vem com uma máquina virtual Java e pode rodar aplicações Java carregadas nele.

O kernel do Ubuntu Server foi fortalecido contra intrusões e a distribuição 8.04 incluirá o software AppArmour, de política de configuração e segurança de código aberto, da Novell.

Além disso, a distribuição inclui a aplicação de gerenciamento de conteúdo Alfresco, o sistema de backup Bacula, virtualização Parallels, virtualização de desktop Qumranet baseada em KVM, segurança Tresys, PHP da Zend Technology e aplicações de e-mail online Zimbra.

Quanto a virtualização, o Ubuntu usa o kernel com KVM; ele suporta o hipervisor Xen como um kernel separado. De acordo com o CEO da Canonical, a empresa também fez parceria com a VMware para rodar seu hipervisor ESX com o Ubuntu 8.04. “Nosso objetivo não é competir com os vendedores de virtualização”, pontuou.

Desktop

O Ubuntu para desktops terá três anos de suporte e manutenção, e continua a ter novas versões a cada seis meses. Este é seu oitavo lançamento. Para usuários domésticos, o apelo está em recursos de fotos, vídeo e compartilhamento e download de música.