Bull tem departamento próprio para kernel Linux em seu novo centro de competência


A multinacional Bull, presente em mais de cem países e com a sua base de operações da América Latina radicada no Brasil, acaba de inaugurar seu Centro de Competências de Computação de Alto Desempenho (HPC – High Performance Computing). O local escolhido para a criação do centro, que conta com uma equipe de 140 pessoas, é a cidade de Grenoble, localizada no sudoeste da França.

A missão dos profissionais que trabalham no novo centro é desenvolver softwares e soluções de clustering, utilizando sistemas Bull Novascale, além de sistemas integrados de fornecedores líderes da indústria. Dividido entre diversas unidades técnicas, o centro conta, em especial, com um grupo totalmente dedicado ao trabalho com o kernel do Linux. Esse grupo trabalha na otimização do Scheduler – software capaz de distribuir processos em diferentes servidores de alto desempenho, com tempo pré-determinado para cada tarefa – e na colocação de threads – processos e dados para arquiteturas de servidores de Alto Desempenho Bull NovaScale.

O grupo responsável pelo kernel Linux é composto por especialistas seniores em sistemas operacionais e no desenvolvimento do kernel 2.6. O grupo contribui, entre outras coisas, para o desenvolvimento de debuggers, testes e tecnologias de Alto Desempenho (Linux Scalability Effort). A Bull revisará, validará e suportará a distribuição de sistemas operacionais Linux adaptados a clusters de sistemas de Computação de Alto Desempenho, a partir das pesquisas e projetos desenvolvidos por essa equipe.