Game: antes de ir para o front, exército enfrenta PC

Game é distribuído em DVD nos centros de recrutamento do exército americano

De bobo o exército dos Estados Unidos não tem nada. Com sérios problemas para recrutar jovens, principalmente depois da primeira invasão ao Iraque, houve a necessidade de uma campanha de para atrair mais recrutas. Neste momento, nascia America’s Army, primeiro jogo de computador feito explicitamente para estimular o alistamento dos cidadãos norte-americanos.

Não existem números divulgados que mostrem o sucesso do jogo no recrutamento dos jovens, porém, o constante lançamento de novas versões e também a adaptação do game para outras plataformas é um forte indício de que o rebanho está aumentando. Recentemente, o jogo foi portado para as plataformas Linux, Mac e Xbox.

Desenvolvido pela Naval Postgraduate School, universidade de pesquisa da marinha dos Estados Unidos, no ano 2000, America’s Army teve como inspiração Counter-strike, jogo de tiro em primeira pessoa que faz grande sucesso entre os jovens. O engenho gráfico usado foi o do Unreal treinament, outro jogo de tiro bastante conhecido, que garante um visual de arrasar.

E a intenção é alcançada. Para um jogo de tiro em primeira pessoa, America’s Army não fica devendo nada para outros jogos do gênero.

O enredo de America’s Army – special forces é simples e direto. Depois de entrar para o exército, o jogador deverá ir para vários lugares do mundo, lutar pelo seu país. Porém, antes de sair para a batalha, o jogador terá que treinar duro até conseguir o status de Boina verde, permitindo participar de um time de elite chamado Special Forces.

As missões são bem variadas, como conseguir acesso a computadores inimigos, recuperar explosivos roubados por terroristas e salvar reféns. Todas as armas e veículos são iguais aos usados pelas forças armadas americanas, como também os uniformes, emblemas e insígnias.

O game é distribuído em DVD nos centros de recrutamento do exército americano, como também pode ser baixado gratuitamente pela internet. No Brasil, ele pode ser encontrado em bancas de revista com preço bastante atrativo.