Nova versão do Ubuntu traz suporte estendido, virtualização e recursos 3D


Após ter lançado seis versões alfa, a equipe de desenvolvimento do Ubuntu apresentou, dia 18 de março, a primeira versão beta de sua distribuição para download. O Ubuntu 8.04 Hardy Heron será a segunda distribuição LTS (Long-Term Support) da história do Ubuntu e a primeira a oferecer recursos 3D no desktop. Junto ao Ubuntu, temos o Kubuntu, Xubuntu, UbuntuStudio e Edubuntu também chegando à versão beta.

A versão final do Ubuntu Hardy Heron está planejada para o mês de abril. Entre as novidades desta versão, temos a presença do Gnome 2.22 (a versão mais recente desse ambiente desktop). No Kubuntu, teremos duas versões concorrentes. A primeira vem com o KDE 3.5.9 e a segunda embarca o novíssimo KDE 4.0.

O Hardy Heron vem com o kernel 2.6.24 embarcado e com o KVM (Kernel-based Virtual Machine) ativo, como uma virtualização em que o kernel Linux trabalha como um Hypervisor. Para a funcionalidade desse recurso, é necessário um processador com capacidade de virtualização, como o Intel VT ou o AMD-V. Para o ambiente gráfico, o Ubuntu 8.04 traz o Xorg 7.3.