Um em cada três telefones celulares vendidos em 2013 será um smartphone. Hoje, apenas cerca de um em cada dez aparelhos comercializados no mundo é um smartphone. A expansão de 10% para cerca de 31% de participação, entre 2007 e 2013, será motivada por uma variedade de fatores, afirma a consultoria ABI Research. Um deles é a motivação das operadoras em aumentar seu faturamento com serviços avançados e outro a tendência geral de adicionar sistemas operacionais mais sofisticados em aparelhos de preço intermediário.
Os sistemas operacionais inteligentes estão sendo otimizados continuamente para rodarem em processadores com performance mais baixa. Existe a estratégia de suportar esses sistemas em aparelhos intermediários para obter um maior faturamento com dados, afirma o vice-presidente da ABI, Stuart Carlaw. O mercado atualmente é dominado pela Nokia (com 52% do mercado de celulares) e pelo (sistema operacional) Symbian (com participação de 65%). Ainda assim, a guerra de padrões no ambiente Linux e a crescente força do Windows Mobile permitirão que novos competidores aumentem a pressão sobre esse eixo estabelecido, acrescenta.
Segundo a ABI, o iPhone está realmente influenciando o mercado de celulares. O aparelho da Apple introduziu uma série de funções, como a tela sensível ao toque e sensores de posicionamento, que devem ser cada vez mais exigidos pelos consumidores.