Crescimento de 1% a 2% do Linux em termos de participação do mercado mundial será "significativo", diz executivo da Novell |
As diferenças na interface do Windows Vista em relação aos seus predecessores gerou oportunidades para a Novell ampliar sua presença nos desktops, segundo Michael Applebaum, gerente-sênior de marketing de produto para Linux e plataformas abertas da companhia. Ele acredita que o fato de muitos usuários sentirem dificuldade na hora de usar a nova versão do sistema operacional da Microsoft levou-as a buscar alternativas. "O Linux para desktop é bastante parecido com o que eles estavam acostumados, então conseguimos muitos novos clientes por isso", afirma o executivo. Os resultados apareceram nos relatórios financeiros - de uma contribuição de US$ 45 milhões com o faturamento total da companhia em 2006, o volume da receita trazida pelos produtos baseados em Linux aumentou para US$ 76 milhões em 2007. Mesmo com seu entusiasmo e com os resultados positivos, Applebaum é pragmático quando fala de expectativas. "Acreditamos no potencial do Linux, mas sabemos que não vamos conquistar uma fatia muito grande do mercado de uma vez. Se crescermos 1% ou 2% de nossa participação no mercado mundial, já será significativo", diz ele. |