Windows Vista abriu oportunidades para Linux



Crescimento de 1% a 2% do Linux em termos de participação do mercado mundial será "significativo", diz executivo da Novell

As diferenças na interface do Windows Vista em relação aos seus predecessores gerou oportunidades para a Novell ampliar sua presença nos desktops, segundo Michael Applebaum, gerente-sênior de marketing de produto para Linux e plataformas abertas da companhia. Ele acredita que o fato de muitos usuários sentirem dificuldade na hora de usar a nova versão do sistema operacional da Microsoft levou-as a buscar alternativas. "O Linux para desktop é bastante parecido com o que eles estavam acostumados, então conseguimos muitos novos clientes por isso", afirma o executivo.

Ele diz que isso não se restringiu aos computadores pessoais, mas se estendeu aos desktops corporativos. "As empresas teriam que retreinar seus funcionários e optaram por adotar a versão do Linux para desktop também", diz. Entre estes clientes, ele cita duas grandes fabricantes de carros: as francesas Peugeot e Citröen.

Outro impulso para o chamado SLED (SuSE Linux Enterprise Desktop) foi a assinatura de acordos com fabricantes de computadores como IBM - uma solução consjunta do Lotus Notes hablitado para o SLED - e Lenovo.

Os resultados apareceram nos relatórios financeiros - de uma contribuição de US$ 45 milhões com o faturamento total da companhia em 2006, o volume da receita trazida pelos produtos baseados em Linux aumentou para US$ 76 milhões em 2007. Mesmo com seu entusiasmo e com os resultados positivos, Applebaum é pragmático quando fala de expectativas. "Acreditamos no potencial do Linux, mas sabemos que não vamos conquistar uma fatia muito grande do mercado de uma vez. Se crescermos 1% ou 2% de nossa participação no mercado mundial, já será significativo", diz ele.